sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Amazônia para os americanos







Estou eu aqui publicando minha segunda matéria (com minha ilustração-charge, feita por mim no paint), desta vez para falar, como o título já menciona sobre a internacionalização da Floresta Amazônia, me estimulei devido a um e-mail que recebi se bem q não vou escrever quase nada, vou passar a mensagem para vocês (afinal, não são todos os dias que vemos um brasileiro metendo o pau nesses nojentos).
O e-mail fala da resposta q um ex-ministro da educação do Brasil falou em um debate em uma universidade nos “US and A”, quando lhe perguntaram o que ele achava o sobre a internacionalização da Amazônia e não queriam uma resposta como brasileiro, mas sim como HUMANISTA. Vejamos sua resposta:
"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso. Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade. Se a Amazônia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço. Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país.Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação. Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural Amazônico, seja manipulado e instruído pelo gosto de um proprietário ou de um país. Não faz muito, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele, um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado. Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhattan deveria pertencer a toda a Humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua historia do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro. Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maiores do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil. Defendo a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro. Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa!
Concordo plenamente com o que ele diz, e acho mais, acho que se nós não cuidamos bem da floresta, não é internacionalizando que ela passará a ser bem cuidada, só irão destruí-la mais rápido como fizeram com a Antártida, se não tivessem tomado medidas serias lá, hoje estaria acabada. Então, nunca desistamos de lutar pela nossa maior floresta, tenhamos consciência do seu valor e briguemos como um todo para que não a tomem de nós.
Logicamente esse fato não foi publicado, e era o que justamente pedia o e-mail, então aí está.

Ispinafri

3 comentários:

Bruno disse...

ai cara..na moral..
eu nem li mt desse texto..
pq rola uma preguiça forte..saca...
mas ae..só pelo pedacinho q eu li...parabens viu...e parabens pro cara q falou da internacionalização...

quem dera se blogs como estes fossem mais divulgados..a juventude brasileira naum fosse taum alienada..e o nosso pais mudasse um pouco com isso...

tomara que atos como esse...se espalhem pela internet...parabens..continue assim...
vou ate favoritar..pra ler amanha..sem preguiça.. =]

Anônimo disse...

Estou sem tempo... Não li.
Mas o que todo mundo deve saber é que a mazônia, há muito tempo ja é vendida.
O povo fala que é o EUA que roba petróleo, que quer robar a amazônia, mas não é bem assim, os EUA só tem uma constituição muito favoravel á alta burguesia, então são as multinacionais americanas como a CARGILL que estão roubando a nossa amazônia.
A Crgill financia o desmatamento, apoia a grilagem, e a ocupação de terras indigenas. Tudo isso para plantar soja e exportala para o 1º mundo, para que seja feito o tal biodiesel, que se diz tão correto e ecologico.

Devemos punir essas empresas, se o governo não consegue, por conveniencia, ou porque é inconpetente mesmo, então nós devemos punir essas empresas como a Cargill não comprando seus produtos.

Anônimo disse...

Eu como brasileriro fico muito triste com tudo isso ......ainda não tive a oprtunidade de ver a amazonia como ela é verdadeiramente agora BRASILEIRA.....ficarei muito mais triste quando eu puder ter a oportunidade de ela amanha AMERICANA.....se ela sendo brasileira eu não tenho condições , imagine ela americana .....ficara muito mais cara de visitala....ta difícil eu conseguir o nosso R$ .....o dolar vai ser fo9da de arrranjar......é verdade eles podem sim um dia usar a tal força nuclear contra qualquer país em que queiram dominar.....minha casa encheu com toda essa chuva perdi quase tudo só não perdi a saúde e minha dignidade.....o resto perdi tudo.....depois trabalho e consigpo tudo.....agora quando nós perdemos o BRASIL p/ eles USA eééééééééééééééé´vai ser tão sério que não vai ter mais volta.....assim vou perder tudo mas tudo mesmo.....a saúde ....a dignidade....a porra toda.....brasileiros GOVERNANTES FILHO DE UMA BOA MÃE......acordem porque nem a mãe de voces querem isso p/ o nosso país q por enquanto ainda é nosso .....por pouco tempo ......