sábado, 4 de agosto de 2007

ORGULHO?!

Presenciamos a cada novo evento do esporte, uma onda de Patriotismo em cada brasileiro. Falsidade ou Ignorância? Será que só vale a pena ser brasileiro quando temos uma medalha no peito ou um troféu nas mãos? O orgulho verde e amarelo não está estampado nas ruas, nem nos corações, está estampado para o mundo, que pode ate acreditar que temos orgulho do nosso país, mas será que realmente temos?
A cada eleição presenciamos uma pequena batalha entre uma sociedade que não quer mudança, mas uma defesa dos seus interesses. Há como ter orgulho de ser brasileiro se elegemos alguém que defende os interesses de uma maioria rica ao invés de elegermos aqueles que querem um lugar melhor para todos viverem? O que é o orgulho de um brasileiro? Ter o melhor futebol do mundo, realizar Jogos Pan-americanos na cidade maravilhosa, ou ter uma péssima distribuição de renda, e ver a cada dia mortes e mais mortes de uma violência que nós geramos?
Nós geramos? SIM, nós, cada uma de nós gera essa violência quando com nosso egoísmo estamos lutando pelos nossos interesses e criticamos aqueles que querem ajudar os mais pobres. Geramos a violência quando criticamos crianças de ruas que pedem dinheiro para se alimentar. “Mas eles se drogam, e acabam com a vida”. Sim, elas fazem isso, mas alguém já se perguntou por que? Elas se drogam para fugir da realidade, uma realidade injusta, um pai que as bate quando chega em casa sem conseguir um emprego, de uma mãe que fica bêbada por que não consegue alimentá-los. São inumeráveis problemas que as crianças, principalmente as das grandes cidades, estão sofrendo enquanto você lê esse texto. Pergunte a si mesmo, se você tivesse ainda entre seis e oito anos, sem entender o que esta acontecendo, se ficaria em casa, apanhando, vendo as pessoas que ama se auto flagelando, ou se sairia às ruas, e se drogariam para esquecer. O mais fácil, ou o mais difícil? Uma escolha obvia, entre se marginalizar ou morrer apanhando.
Será que você, que aplaudiu cada medalha do Brasil no ultimo Pan pode fazer alguma coisa? Claro que pode, convencer mais e mais pessoas a não olharem só para o próprio umbigo, mas ao seu redor, e perceber o quão injustos estamos sendo com as crianças que construíram o futuro dos seus filhos. O sistema é ruim? É, é péssimo, mas nós fazemos parte desse sistema, e somos os responsáveis por mudar. Somos nós que temos que ir as ruas e questionar a má distribuição de renda, as obras publicas atrasadas, um dinheiro que vem, mas ninguém vê.
Nós, BRASILEIROS, temos que lutar pelo que é certo, e mais à frente poderemos gritar até cair que “Somos brasileiros, com muito orgulho e com muito amor”, porque fomos nós que construímos isso, fomos nós, com perseverança e destemidos que conseguimos fazer o Brasil ir sempre em frente, não só economicamente, mas socialmente, um país melhor para se viver, para se admirar, para se ter referencia, para se ORGULHAR.
Deixemos a falsidade e a ignorância de lado. Escolarizemos os jovens, apoiamos os velhos, ajudamos os adultos, e lutemos por algo que pode ser melhor, justo, e grande. Lutemos por uma referencia no exterior que não seja o samba, o futebol ou mesmo bunda grande, mas que seja uma vida melhor, uma analfabetismo zero, menos morte, mais saúde... e coisas que não são impossíveis, e só depende de você fazer ser fácil.

Kilgueri ;D

2 comentários:

Anônimo disse...

ARTIGO PERFEITO!!!

SOU 100% DE ACORDO COM O QUE VOCÊ POSTOU!! Parabéns e graças a Deus encontrei alguém no Brasil com um pensamento igual ao meu!!

Eu faço a minha parte e vocês? Fazem também??

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.