sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Fenômeno Literário ou de vendas?




Dez anos se passaram. Uma história sofrida, comovente, e bilionária. JK Rowling lança seu ultimo livro de uma serie de sete e Harry Potter and the Deathly Hallows causa euforia antes mesmo de chegar as prateleiras. A questão agora é: o que fazer? O que ler? Será que vou conseguir ler algum outro romance ou livro que prenda minha atenção como o bruxinho fez?
Essa é a perguntas que alguns fãs fazem, e pelo visto, uma boa maioria já sabe a resposta. Segunda uma pesquisa feita pelo governo americano e publicada na Folha [22 de Julho] um grande numero de leitores do bruxinho largam o computador para acompanharem a saga, mas depois que terminam de ler seus livros, voltam aos seus afazeres na Internet. E surge a pergunta: Será Harry Potter um fenômeno literário ou vendas?
Para os fãs que se dizem depressivos depois do fim da saga, Harry é mais do que um fenômeno de vendas, mais do que um fenômeno literário, é um fenômeno inominável, que mexe com o coração e a mente, e que “é preciso desenvolvimento intelectual” para se compreender a “verdadeira história”. Tira-se daí a conclusão que uma população de 325 milhões tem tal desenvolvimento intelectual, e talvez uma outra população, quase tão numerosa quanto a Potteriana não tenha, afinal de contas já andam se julgando as pessoas não só pelo que lêem, mas se lêem o bruxinho da testa rachada ou não.
Poucos leitores assíduos do mago dizem que continuaram a ler outras coisas, já a outra parte afirma que ler outros livros não faz mais sentido já que afirmam que nenhum deles se compara a serie. O mundo parece ter se dividido entre os que apóiam o rompimento com a leitura após o termino de Harry Potter, e os que simplesmente crucificam os que farão isso.
Será que vale a pena julgar? Temos ou não o direito de escolher o que ler, se ler, e como ler? Por que não deixar de influenciar as leituras alheias e cuidar da sua própria? Seria Harry Potter tão importante que merecesse a atenção ate daqueles que não o lêem? Faça-se essas perguntas, e veja se é plausível continuar com uma discussão que como tudo no Brasil termine em Pizza.
Kilgueri ;D

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns! A postagem está muito boa. Primeiro fiquei sabendo que existem cerca de 300 milhões de fanáticos! E Segundo, ao que parece, tais fanáticos são lerdos, ou gostam de atrofiar a mente. Porque uma coisa é charminho do tipo: “Ai meu deus Harry acabou, o que vou fazer da vida?" E logo depois se tocar da idiotice que está falando e começar o quanto antes a adquirir mais conhecimento, ou tomar a vida. Porque a partir do momento que a "paixão" por um livro chega a esse ponto, creio que o indivíduo precise de acompanhamento médico. Obvio que entendo que é triste quando um bom livro chega ao fim, o senhor de anéis foi uma grande perda, mas não se pode parar a vida devido a um absurdo desses. Nossa, quantos livros ótimos eu não li depois do clássico O senhor dos anéis????

O livro é como uma fase da vida, deve-se aproveitar cada fase ao máximo e não querer adiantar nem retroceder este processo. Então aproveitem o ultimo livro da serie. E por favor, não sejam débeis ao pensar que não vale a pena ler mais nenhum livro devido ao fim do "glorioso", "estupendo" e "Magnífico" harry. Puts. E ainda tem alguns estúpidos que vem lhe rotular pela leitura ou não de um livro de fantasia, infantil e inocente. Sei que segundo os fanáticos "a verdadeira historia" tem um fundo um pouco menos supérfluo.

Acordem, não é uma varinha que resolve nossos problemas. Talvez, dinheiro, armas, e o mais importante atitudes RACIONAIS. Mas não é um avadra kadrava no presidente que resolvera a situação do país. Senhores "potterianos" se despidam da capinha "lindinha" de bruxinhos de Hogwarts e acordem para a vida, o mundo está um caos, e ira acabar em pouco tempo se "potterianos" e outros fanáticos dos mais variados tipos não se tocarem e deixar de lado o faz de conta, e ver que a realidade é foda.

Só mais uma coisa. Puts ia me esquecendo. É sobre a vidinha de miseráveis que passam a vida na frente do computador. Porra, eu sei que Internet é ótimo, eu amo! Mas tem limite, abandonar o mundo ao seu redor pra mergulhar em um mundo virtual é típico de covardes que não conseguem encarar a realidade. Obviamente há exceções. Ou ao menos espero que haja. Bem o recado esta dado.

Kilguiri, parabéns pela postagem. Sei que és uma potteriana de carteirinha. Mas sabes teu lugar no mundo e não se inclui no meio das pessoas a quem critiquei. Mudaremos o mundo só com a bondade (maldade) da gente não é?

Matar, matar, matar até... Conseguir a paz!


Beijão na bunda!

Anônimo disse...

Só mais uma coisinha de nada!

Existe o livre arbitrio! (Nossa, serio seu tapado??? nunca pensei nisso... IDIOTA) Que foi a nós concedido por Deus, o Diabo, o Bem, o Mal, enfim, quem quer que tenha nos dado isso (até nós mesmo, por capacidade própria), e quem sou eu (um verme inculto que suja a beleza da terra) para condenar o que outros decidem fazer com suas respectivas vidas.

Continuo afirmando o que citei na pastagem anterior. Contanto, respeito os mais variados estilos de vida. RESPEITO, não CONCORDO com alguns.

A partir do momento que existe o respeito mútou e nenhum filho da puta vem me chamar de retardado porque eu não li o harry coisinha, temos o equilibrio.


Para todos que se sentiram afetados com meu comentario, viciados em internet, harry maniacos, ou etc etc etc... respeito suas posicoes.

Alias, cada um faz o que quer da vida. O problema é quando passamos a ser genorosos de mais... com nossos proprios umbigos, e esquecemos que ajudar ao proximo nos faz mais humanos. Mas amor ao proximo é algo raro e proibido em nossa sociedade.

(por favor, nao peguem ao pe da letra e me venham com reportagens de caridade, "mostrando" que tem gente que gosta de ajudar... ok tem gente que gosta de ajudar, mas perai...estou enganado ou a maioria do MUNDO está passando fome, ou numa condicao miseravel de vida?

hum... engano meu. Todo mundo se ama e o mundo é cor de rosa, ou melhor

.... MÁGICO...

Acho que precisarei de pocoes de amor pra esse mundinho... Algum dos bruxinhos ai pode me ajudar? ha... esqueci... é de faz de conta. ¬¬

Anônimo disse...

Eu nunca li a bosta do livro nem quero ler essa porra!!
bando de alienado... ficçao de merda esse Harry potter!